- Área: 10 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hugo Santos Silva
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro da Vila de Ansião, mais concretamente num espaço reconhecido pela sua função de Lavandaria, surge a oportunidade de projeto. Este, pretende atribuir a um espaço pré-existente algo que até ao momento não existia, um átrio de entrada. Este lugar, pretende criar uma divisão entre a área de trabalho e arrumação, dedicada aos trabalhadores, zona privada e a área de entrada, dedicada aos clientes, zona pública.
Esta separação vem garantir não só um atendimento de maior qualidade e uma sensação de maior conforto, aos que o visitam, como também uma maior privacidade para os trabalhadores no desenvolvimento das suas funções. Esta cisão de espaços, é realizada através de uma estrutura de madeira composta por um ripado, que ao mesmo tempo que separa zonas diferentes, não impede totalmente a passagem de luz natural para o interior, agindo como um elemento permeável e não totalmente estanque e opaco.
O programa pensado para este espaço é bastante simples, uma zona de espera e um balcão de atendimento. No entanto, o que atribui identidade ao espaço é a sua materialidade: a madeira, surge como elemento primordial na intervenção, esta confere ao espaço leveza e luminosidade, provocando assim uma sensação de bem-estar imediato.